quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comemorações do centenário da 1ª República na nossa ESCOLA


Reportagens

No dia oito de Outubro de 2010, comemorámos o Centenário da 1ª República, na minha escola.
A primeira coisa que aconteceu, foi um pequeno teatro, de quando José Relvas anunciou ao povo que a República tinha sido implantada.
Depois, fizeram uma leitura, sobre quem tinham sido os presidentes da primeira República e alguns alunos passavam e fingiam que eram esses presidentes.
A seguir, aconteceu um recital de poesia, em que alguns alunos do quinto ano foram ler poemas escritos por eles.
E por fim, aconteceu uma conversa, com o Dr. Proença de Carvalho, em que os alunos fizeram perguntas sobre a República.
Eu achei esta comemoração muito gira!
Repórter: Ana Sofia Doutor

Na minha escola, no dia 8 de Outubro de 2010, pelas 11 horas, deu – se início à comemoração do 5 de Outubro de 1910. O director pedagógico da escola, Externato António Sérgio,  fez um discurso, para todos os que lá permaneciam, sobre a nossa história e como o país se foi desenvolvendo, com as suas coisas más e boas.
Uma aluna do 9º ano foi apresentar o que ia haver na comemoração do Centenário da 1ª República. Os alunos do 9ºB, fizeram uma espécie de teatro em que representaram o José Relvas com o seu discurso e depois todos começámos a cantar o hino nacional. Em seguida, os alunos do 7º Ano, foram demonstrar como trataram o clero naquela altura e quais foram todos os presidentes.
Os alunos do 6ºano, mostraram a evolução da bandeira Portuguesa e por fim os alunos do 5ºano foram ler rimas e poemas alusivas ao tema.
 O Dr. Proença de Carvalho foi convidado a participar nestas comemorações, para esclarecer os alunos, ou seja, os alunos faziam – lhe perguntas para ele responder e explicar.
Repórter: Ana Catarina Neves

 Na Sexta-feira, dia 8 de Outubro, fez-se uma grande festa sobre o centenário da 1ª República. Eu, e alguns meninos e meninas da minha turma fomos recitar um poema.
Eu estava um pouco nervosa, mas passou.
Após o intervalo fomos outra vez para o pavilhão. Tinha chegado o Sr. Advogado Proença de Carvalho.
 Recitámos novamente o poema, vimos outra vez os teatros, e a seguir, um ou dois elementos de cada turma fizeram umas perguntas ao Sr. Advogado Proença de Carvalho.
Depois, como estávamos “esfomeados” fomos almoçar.
Do que eu gostei mais na festa, foi cantarmos todos o Hino de Portugal.
Eu aprendi, que a Implantação da República foi o melhor para o meu país!
Catarina Ramalho

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Os Serginhos do 5ºB



Olá sou o Diogo Santos, tenho 10 anos, sou natural de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, morei lá até aos  4 anos altura em que vim  morar para Ferreira do Alentejo porque os meus pais vieram trabalhar para Ferreira do Alentejo, de onde é natural o meu pai. A minha mãe foi a primeira a vir trabalhar em Ferreira do Alentejo, o meu pai ainda ficou a trabalhar algum tempo em Santiago do Cacém. Frequentei o jardim de Infância e a escola primária em Ferreira do Alentejo, e estou a gostar muito do Externato António Sérgio em Beringel.Eu sou benfiquista, gosto muito de cães e sou columbófilo desde os 4 anos.Sou sócio do meu pai, e nos pombos já ganhámos muitas provas, e alguns campeonatos.
...

O meu nome é Ana Catarina Tacão, tenho 9 anos. Nasci no dia 31 de Outubro de 2000 no hospital de Beja, pelas 8h30m.
Os meus olhos são castanhos esverdeados, tenho cabelo castanho claro e comprido.
Eu moro em Ervidel. Tenho 2 irmãos: a Beatriz e o Rodrigo.
Nos meus tempos livres, adoro andar de bicicleta, ler e ver televisão.
Eu tenho muitos animais de estimação três cães, um coelho, um peixe, um rato e muitos pássaros.
Quando for grande, eu adorava ser  veterinária.
...
Eu sou a Catarina Ramalho, nasci a 18/02/2000, e sou natural de Ferreira do Alentejo, onde habito. Moro no 1º andar de uma vivenda, com os meus pais e a minha irmã Inês. No R/c vivem os meus avós maternos. Aos 4 meses de idade comecei a frequentar a creche, no jardim de infância de Ferreira do Alentejo, onde a minha avó trabalhava. Aos 4 anos fui para a pré na escola primária de Ferreira onde, aos 6 anos comecei o 1º ano, e aos 10 anos terminei o 4º ano. Hoje frequento o Externato António Sérgio em Beringel, e estou a gostar desta nova escola, que a minha mãe também frequentou.
Sou alegre, divertida, um pouco tímida, mas amiga dos meus amigos e amigas, desportista e aventureira. Também sou um pouco preguiçosa e desarrumada, mas sou organizada com as coisas escolares.
Nos meus tempos livres gosto de jogar à bola, ping-pong e ténis. Gosto de  ver televisão, jogar playstation e brincar com os meus primos e irmã e com os meus playmobil. Os meus melhores amigos são: a Rita Calado e o Francisco Ameixa. A minha comida preferida é massa à "carbonara" e  a minha cor preferida é  cor-de-rosa.
Adoro animais, principalmente o cavalo o cão e o golfinho.
Gosto sobretudo de viver, com tudo e todos.
 
...
O meu nome é Ana Gomes. Nasci no dia 18/05/2000 pelas 10H 55  numa bela manhã de Primavera.
Nasci de parto normal, com 2.790Kg e 47 cm de comprimento. Tenho cabelo castanho claro e os olhos castanhos-escuros. Quando nasci o meu irmão Marco tinha 11 anos. Pertenço à freguesia  de Ervidel,  concelho de Aljustrel e distrito de Beja. Fui uma bebé tranquila de noite e muito brincalhona de dia. Comecei a dar os meus primeiros passinhos sozinha com 12 meses. As minhas primeiras palavras também as disse,  aos 12 meses.
Aos 18 meses, o meu brinquedo preferido era o meu triciclo.
Um dos episódios engraçados da minha infância contada pela minha mãe foi que  uma noite fomos jantar fora nós quatro, a uma marisqueira e eu estava sentada na minha cadeirinha (que os meus pais transportavam sempre que íamos jantar fora) .
Enquanto o jantar não chegava, comecei a rasgar aos poucos a toalha de papel e a jogar para o chão. Só quando o jantar foi servido é que os meus pais repararam que no meu lado da mesa não existia qualquer pedacinho de toalha. Ora isto foi muito engraçado para todos nós e até para as empregadas.
Neste momento, eu tenho 10 anos, o meu irmão 22 e a minha mãe e o meu pai 40 e 41 anos.
O meu irmão agora está na Universidade do Algarve a tirar o curso de Línguas e Comunicação. Eu quando for grande, quero ser arquitecta.
A minha cor favorita é o roxo.
O meu animal favorito é o cão e a minha comida favorita é empadão de carne. Nos meus tempos livres gosto de ouvir musica, estudo e vou ao meu computador de vez em quando. Gosto muito do ar livre, de fazer piqueniques, da escola e dos meus amigos!
...
Eu sou o Francisco Santana. Vivo em Ferreira do Alentejo e tenho 10 anos, nasci no dia 22 de Fevereiro de 2000 no Hospital de Beja, pelas 11 horas e 15 minutos e o meu signo é peixe.
Tenho os olhos e o cabelo castanhos. Tenho uma irmã, a Ana, ela tem 13 anos e anda no nono ano na escola de Ferreira do Alentejo.
Os meus tempos livres são jogar wii, ler, passear, jogar ténis, jogar à bola, etc.
Eu tinha um cão chamado Rex. Um dia, ele rasgou um saco de carvão e ficou todo preto, mas morreu com 9 anos o que em anos de cão tem o significado de 27 anos.A minha comida preferida é lasanha à bolonhesa e a minha cor preferida é o preto.
Eu gosto muito de cavalos, cães e hamsters.
...
Eu sou o Leonardo Sousa Gil, tenho 10 anos e sou um alentejano curioso , irrequieto e compreensivo.
Sou Aquário.
Frequentei o ensino pré-escolar.
A minha música preferida é: Prime Circle – “She always gets what she wants”.
O meu tempo livre pode não ser muito, mas tenho sempre um pouco para fazer as coisas de que eu mais gosto tipo: Ver televisão, estar no computador, jogar consola e ainda tenho sempre um pouco de tempo para ler.
O meu prato favorito é bifes com batatas fritas.
Gosto de inventar e experimentar coisas novas, mas o que eu mais gosto de fazer é aprender!
....
Olá! Eu sou o Diogo Cantigas. Tenho 10 anos e nasci em Beja a 26/02/2000.
Sou natural de Alfundão. Gosto de jogar à bola e adoro andar de bicicleta.
Tenho um irmão mais novo, o André que é o meu melhor amigo.
Eu sou muito extrovertido e animado. Sou amigo dos outros e gosto de brincar com os meus amigos.
Sou muito teimoso e não gosto que os outros me contradigam.
Gosto de ajudar os outros.
Gosto muito de fazer amigos e já tenho mesmo muitos.
A minha cor favorita é o roxo.
Tenho um cão chamado Joca, que é muito esperto.
A minha comida favorita é frango assado e a minha bebida favorita é água.
O meu animal favorito é o porco.
Os meus desportos preferidos são o basquetebol, o futebol e o BTT.
...
Eu chamo-me Solange Figueira Cavaco, tenho 10 anos e moro em Ervidel. Nasci no dia 20/07/2000 no hospital de Beja na freguesia de Santiago Maior.
 A minha mãe chama-se Felizarda e o meu pai Vitorino. A minha mãe trabalha no Continente de Beja e o meu pai é militar da GNR.
 A minha mãe diz que quando eu era bebé, era muito engraçada, mas também muito reguila. O meu pai sempre jogou à bola e eu costumo ir ver os jogos com a minha mãe.
 Quando eu tinha 2 anos, sempre que o meu pai se jogava ao chão para apanhar a bola, porque é guarda-redes, eu chorava porque pensava que o meu pai tinha caído.
 Num jantar de Natal, em casa dos meus avós paternos, o meu pai vestiu-se de Pai Natal, para entregar as prendas e quando eu o vi disse:"Mãe, o Pai Natal roubou os sapatos ao pai”.
 Aos 3 anos entrei para a escola E.B1/Jardim de Infância de Ervidel, onde estudei até ao 4º.Ano. Actualmente estudo no Externato António Sérgio em Beringel no 5ºB nº25 e gosto muito!!!
...    

 Eu sou a Ana Doutor, tenho dez anos, nasci a 09/04/2000 e vivo na Vidigueira com os meus pais. A minha mãe chama-se Ana Maria e o meu pai Vitor. Sou filha única e a minha cor preferida é o roxo, mas também gosto de azul. 
O meu prato favorito é Bacalhau com Natas, mas também gosto de Frango Assado com molho de natas.
Gosto muito de ouvir música, ler, ver televisão e brincar com os meus amigos.
Eu adoro animais! Tenho uma cadela com quatro anos que se chama Flor. Ela vive na casa da minha avó e eu gosto muito de brincar com ela.

Aos meus alunos...


Também eu, também eu.
joguei às escondidas, fiz baloiços,
tive bolas, berlindes, papagaios,
automóveis de corda, cavalinhos...

Depois cresci,
tornei-me do tamanho que hoje tenho;
os brinquedos perdi-os, os meus bibes
deixaram de servir-me.
Mas nem tudo se foi:
ficou-me,
dos tempos de menino
esta alegria ingénua
perante as coisas novas
e esta vontade de brincar.

Vida!,
não me venhas roubar o meu tesoiro:
não te importes que eu ria,
que eu salte como dantes.
E se eu riscar os muros
ou quebrar algum vidro
ralha, ralha comigo, mas de manso...

(Eu tinha um bibe azul...
Tinha berlindes,
tinha bolas, cavalos, papagaios...
A minha Mãe ralhava assim como quem beija...
E quantas vezes eu, só pra ouvi-la
ralhar, parti os vidros da janela
e desenhei bonecos na parede...)

Vida!, ralha também,
ralha, se eu te fizer maldades, mas de manso,
como se fosse ainda a minha Mãe...

Sebastião da Gama

Sejam bem-vindos a este cantinho virtual, mas aconchegado!...
Desejo muito... que neste ano lectivo,  consigam  concretizar todos os vossos sonhos...


Prof. Alice Frade